Como escolher uma plataforma de e-commerce

 

Uma plataforma de e-commerce é representada tanto pela parte externa ou visível da loja, também chamada de front-end como pela parte interna ou backend onde ocorrem os processos de gerenciamento e controle do negócio.
  Hoje em dia, existem centenas de modelos de e-commerce com as mais diversas funcionalidades e uma grande variabilidade de preços. Saber escolher qual a plataforma se encaixa melhor com o seu orçamento e negócio é um desafio para todo empreendedor. Nos queremos ajudar você a fazer sua escolha pontuando algumas premissas:
Alugado x Comprado
  Pense em uma loja física. Você pode alugar um ponto ou pode comprar um ponto. Esse investimento inicial vai ser maior ou menor dependendo do seu orçamento e necessidade. Alugar uma loja virtual significa utilizar uma infra-estrutura que já esta pronta para uso, com todas funcionalidades de um e-commerce e hospedada em um servidor de terceiros. Esse terceiro lhe cobrará uma taxa mensal para disponibilizar esse infra-estrutura para o seu negócio. A principal vantagem é que a loja já esta pronta. Basta "entrar", cadastrar seu produtos e começar a vender.
  Já um modelo de loja comprada, uma empresa vai criar uma loja virtual com todas as características e personalizações que você deseja. Como provavelmente você já deve saber, o investimento é mais alto, porém, a flexibilidade de customização para as necessidades específicas do seu negócio são muito maiores. A questão aqui é decidir-se por uma relação custo x benefício que seja a mais proveitosa possível para o momento da sua empresa. Geralmente empresas iniciantes ou nascentes optam por alugar uma loja virtual e varejistas que já tem uma presença física mais bem instalada acabam por construir uma loja virtual sob medida. Você decide!
Funcionalidades
  Escolhido o modelo de contratação (aluguel ou compra) você pode pensar nas características técnicas da loja. Um conjunto mínimo de funcionalidades seria:
  • Integração com os Correios e transportadoras para entrega
  • Integração com meios de pagamento como Paypal, Pagseguro, Moip, etc.
  • Funcionalidade de criar promoções de frete.
  • Funcionalidade de criar regras de desconto por faixa de preço.
  • Capacidade de integração com softwares de gestão da retaguarda.
  • Integração com ferramentas de email marketing.
  • Painel de controle simples e funcional.
  • Personalização do tema da loja.
  • Customização de banners promocionais
 Outras características desejáveis devem ser levadas em conta de acordo com cada segmento de negócio.
Sr. Site
www.srsite.com.br

Categories:

Leave a Reply